domingo, 9 de agosto de 2009

Divulgado o resultado do PIBIC 2009 O resultado ainda não é final, devido à possibilidade de interposição de processos


http://www.ufma.br/noticias.php?cod=6180

Já se encontra disponível o resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. O Programa tem como intenção conceder bolsas a estudantes de graduação nas universidades. No caso da Universidade Federal do Maranhão, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq disponibiliza 130 bolsas de iniciação científica, enquanto 50 ficam a cargo da UFMA. Cada bolsa tem vigência de 12 meses, sendo possível prorrogação por igual período mediante bom desempenho no seu plano de trabalho e rendimento acadêmico por parte do bolsista.

Faz-se necessário ressaltar que este resultado ainda não é definitivo, devido aos recursos que ainda podem ser interpostos até 48 horas depois da divulgação deste resultado. Podem também haver alterações quanto ao tipo (CNPq ou UFMA) e a quantidade de bolsas, ainda por conseqüência destes possíveis recursos. O resultado da área da saúde foi previsto para o dia 10 por ainda estar a revalidar pelo comitê externo do CNPq.

Os projetos aprovados preliminarmente passaram por três etapas de seleção: pré-seleção das propostas; análise e julgamento das propostas pelo Comitê Assessor da área de conhecimento específica de cada candidato, composto pelo Comitê PIBIC da UFMA e por avaliadores do CNPq; análise e julgamento técnico-científico das propostas.

Os alunos aprovados, mas que não tiverem bolsas implementadadas devido à limitação do número de bolsas devem compor uma lista em ordem de prioridade e serem indicados nos pedidos de substituição. Terminado o processo de seleção, cada participante do Comitê Externo deve encaminhar ao PIBIC um relatório abordando aspectos do processo. Esses relatórios são fundamentais para uma análise do desempenho da Instituição no programa, bem como para um possível aumento, manutenção ou diminuição do número de bolsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário