Mais uma colinha pertinente
Universidade Federal do Maranhão conta atualmente com onze Empresas Juniores: a Labotur (Turismo), Ejel (Engenharia Elétrica), Connection (Ciências da Computação), Novamente (Psicologia), Quarqui Jr. (Química), Ejecon (Economia), Mutual (Ciências Aquáticas), Geotec (Geografia), Connectiva (Comunicação Social), Estratégica (Administração), Ecojagro (Agronomia). São empresas sem fins lucrativos, criadas e dirigidas por alunos, sob a orientação de professores, com a intenção de preparar os estudantes para o mercado de trabalho e suprir as necessidades da sociedade maranhense, prestando serviços de consultoria, assessoria e elaboração de projetos nas áreas de atuação dos cursos. A diretora da Incubadora de Empresas (Incubem) Aureluce Baêta comemora o atual momento das EJs no Campus: “Estamos em plena expansão não só dentro da UFMA. Realizamos visitas aos campus do interior do Estado, acompanhados do pró-reitor de Extensão Antônio Luís e dos alunos que atuam nas empresas juniores. Procuramos, durante essas visitas, promover a efetivação das empresas nessas unidades”, afirmou. A presidente da Empresa Júnior Labotur, Thaynara Viegas, do 4ª período do curso de Turismo, afirma que o Movimento Empresa Júnior (MEJ) da UFMA está se solidificando. “Estamos num excelente nível de interação, não só entre as EJs do Campus do Bacanga, mas de outros Campus da UFMA e de outras instituições. Hoje, as Empresa Juniores da UFMA possuem um canal de comunicação muito positivo e favorável às tomadas de decisões para ações que proporcionem visibilidade às EJs não só no âmbito da universidade, mas em todo o estado. Estamos trabalhando para que o sistema de rede seja implantado entre as empresas com o objetivo de capacitação dos membros e captação de grandes negócios. Reativar a Federação das Empresas Juniores do Estado do Maranhão (FEJEMA), também constitui uma de nossas metas para este ano”, disse. O quadro administrativo de uma Empresa Júnior é composto por diretores executivos (presidente, administrativo-financeiro, de recursos humanos, de projetos, de marketing e de qualidade) eleitos por alunos associados às empresas, assessores e estagiários. A gestão dura até dois anos, quando acontecem novas eleições. Para a estudante a atual gestão da UFMA tem sido uma grande parceira e incentivadora na divulgação das empresas. “O apoio da Pró-Reitoria de Extensão, através do Pró-Reitor Antonio Luís e da Coordenadora das Empresas Juniores, Fernanda Pinheiro, é inegável através da viabilização de verdadeiras expedições para outras unidades da universidade para motivar a criação de novas EJs e como a já realizada dia 08 de maio em Chapadinha e a de Imperatriz, a ocorrer dia 01 e 02 de outubro deste ano”, afirmou. A pro-reitoria de Extensão (Proex) está elaborando em conjunto com as empresas uma resolução que regulamentará as atividades das empresas no âmbito da universidade. Um Centro Empresarial Júnior também vem sendo vislumbrado para essas empresas, o projeto está em andamento. Há ainda uma revista sobre empreendedorismo com lançamento previsto para o fim do mês de outubro. O retorno da sociedade para o setor tem sido excelente. A diretora da Incubem afirma ainda que total apoio será dado aos universitários. “Estamos trabalhando para melhorar a cada dia a atuação das empresas juniores dentro e fora da UFMA. De cinco anos para cá já demos um salto imenso e novas metas serão alcançadas”, finalizou a diretora. Além do Workshop de Empresas Juniores a ser realizado em Imperatriz nos dias 01 de 02 de outubro, no dia 05 do mesmo mês, no auditório A do CCH (UFMA) as empresas estarão realizando o evento “DESENVOLVENFO EMPREENDEDORES” para os calouros da UFMA com a presença do Secretário Municipal de Turismo de São Luís – Liviomar Macatrão, turismólogo e fundador da EJ Labotur expondo a importância de sua experiência como empresário júnior para seu sucesso profissional e do Sr. Gerisval Pessoa, representante da Vale, expondo os benefícios em ser parceiro de Empresas Juniores.
Lugar: UFMA/ASCOMFonte: labotur/ASCOM/UFMANotícia alterada em: 30/09/2009 10h23
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Vice-campeão do festival de coros em Verona
O vídeo está assim, assim..., -desconhecia que o coral do Maranhão era tão competitivo internacionalmente. A canção do vídeo é famosa na voz de Pavarotti em anúncios. A vencedora do concurso é a escolha feliz de Moucherek El Ahuasca http://www.youtube.com/watch?v=8g5YtjUq6h8
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
O Rio de Janeiro continuaa rindo
E apontado como a cidade mais alegre do mundo de acordo com ranking da Forbes. Cidades como Sydney, Barcelona e Buenos Aires vem em seguida. E como o Rio de Janeiro tem maranhensidade, não falo de Alcione. Sei que uns desta parte do Sudeste adoram tachar todos de paraíiibas ao norte, mas depois de Salvador e Rio somos a maior descendência negra do país.
Já cantava Leci Brandão: "Goxte-ei de São Luís do Maranhão, como diz o refrão, ... -de São Luís diz aí pelo xis...
Carmen Miranda numa política de aproximação do estadista Roosevelt, do Brasil com os EUA, nos remete a clichês. E Fred Astaire passeando com Ginger Rogers num filme de 1933 divulgaram a imagem do país-sempre com o Corcovado de plano com a população cantando e dançando.
Estereótipos podem ser aproveitados para se trabalhar o turismo, a imagem pode ser aclarada durante a visita. O Rio sempre será o cartão postal do Brasil, e os cariocas são dos que mais vem ver nossas festividades com prazer do Sudeste.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Drinque do país das maravilhas
Mini-balança e coador com mini microfuros, esses dois são os mais baratos entre mini-fogão, kit de química e demais...Na UFMA existe o marketing do Érico Flamejante, só sei que é vermelho e pega fogo. Mas o drinque maravilhoso do supracitado país é desconstrutivista e vem sucedendo na Europa por inspiração de Ferran Adrià, espalhando-se desde os Estados Unidos a toda América.
Olívia Fraga, Estadão
Uma olhada atrás do balcão revela a parafernália digna de laboratório: tubos de ensaio,pós químicos,seringas,fogão elétrico, balanças de precisão. São os instrumentos de trabalho de um bartender de nova geração, o mixologista molecular.
Como um mágico,ele mistura,macera, lança fogo e gás, mexe com o estado físico dos ingredientes. De repente o coquetel está pronto - e não se parece com nada que você já tenha tomado. Sólido, fumegante, espumante: não há limites para essa trupe inspirada na gastronomia de vanguarda que faz bebida de comer,cheirar e brincar.
A mixologa é a arte de misturar bebidas alcóolicas e sucos, moda que explodiu nos anos 1980, na Inglatera, com o coquetel Cosmopolitan. A combinação rósea de vodca,suco de limão e cramberry encantou o público feminino.
Quem gosta de pesquisar vai descobrir que a ciência dos drinques nasceu bem antes, no século 19, quando o americano Jerry Thomas botou fogo no uísque para reduzir seu teor alcóolico. Desde então, o mundo das bebidas nunca mais foi o mesmo. Ao inventar o Blue Blazer - o uísque em chamas jogado de cá para lá em dois copos de prata -,Thomas tornou-se um personagem importante: percebeu que o ritual de beber vai além do paladar. A tríade sagrada se completa com o catalão Ferran Adrià e a cozinha de vanguarda e o também catalão Javier de las Muelas, a "versão líquida" de Adrià, que levou para o bar os princípios e técnicas de sua cozinha. Márcio Silva, consultor de coquetéis do Sub Astor,viajou 13 anos na Europa e também é fã da esferificação. Há dois meses faz testes para aplicar a técnica na azeitona que acompanha seu dry martíni."Mixologia é só um nome bonito para o que sempre foi nossa missão: levar às pessoas sabor, textura, pefume, visual",afirma Márcio.
Henrique Medeiros, bartender do Kinoshia, não aposta nas bolinhas, mas se diverte com as espumas. A de jamelão combinada com vodca e maçã verde é sua mais nova criação, ainda sem nome. Henrique dispensa sifão faz espuma na coqueteleira, sem clara nem algino. Mas usa gelatina para solidificar saquê em seu martíni, servido com instruções de 1 a 2.
domingo, 9 de agosto de 2009
Divulgado o resultado do PIBIC 2009 O resultado ainda não é final, devido à possibilidade de interposição de processos

http://www.ufma.br/noticias.php?cod=6180
Já se encontra disponível o resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. O Programa tem como intenção conceder bolsas a estudantes de graduação nas universidades. No caso da Universidade Federal do Maranhão, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq disponibiliza 130 bolsas de iniciação científica, enquanto 50 ficam a cargo da UFMA. Cada bolsa tem vigência de 12 meses, sendo possível prorrogação por igual período mediante bom desempenho no seu plano de trabalho e rendimento acadêmico por parte do bolsista.
Faz-se necessário ressaltar que este resultado ainda não é definitivo, devido aos recursos que ainda podem ser interpostos até 48 horas depois da divulgação deste resultado. Podem também haver alterações quanto ao tipo (CNPq ou UFMA) e a quantidade de bolsas, ainda por conseqüência destes possíveis recursos. O resultado da área da saúde foi previsto para o dia 10 por ainda estar a revalidar pelo comitê externo do CNPq.
Os projetos aprovados preliminarmente passaram por três etapas de seleção: pré-seleção das propostas; análise e julgamento das propostas pelo Comitê Assessor da área de conhecimento específica de cada candidato, composto pelo Comitê PIBIC da UFMA e por avaliadores do CNPq; análise e julgamento técnico-científico das propostas.
Os alunos aprovados, mas que não tiverem bolsas implementadadas devido à limitação do número de bolsas devem compor uma lista em ordem de prioridade e serem indicados nos pedidos de substituição. Terminado o processo de seleção, cada participante do Comitê Externo deve encaminhar ao PIBIC um relatório abordando aspectos do processo. Esses relatórios são fundamentais para uma análise do desempenho da Instituição no programa, bem como para um possível aumento, manutenção ou diminuição do número de bolsas.
EDITAL PIBIC Ações Afirmativas
EDITAL PIBIC/CNPq/UFMA 2009
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PPPG torna públicas as normas de apresentação de propostas para a concessão de bolsas de iniciação científica dentro do Programa Institucional do CNPQ (PIBIC) Ações Afirmativas, destinadas a alunos de graduação que igressaram pelo sistema de cotas da UFMA, de acordo com os termos do presente edital e da Resolução Normativa 017/2006 do CNPq. As inscrições estarão abertas no período entre 05 e 21 de agosto de 2009.
O processo seletivo será realizado em duas estapas: 1) Pré-Seleção, no período de 24 a 28 de agosto de 2009, pelo Comitê Externo do PIBIC, formado por representantes do CNPq, que validará a avaliação do Comitê Local do PIBIC.
Para concorrer às bolsas PIBIC, todas as propostas deverão ser encaminhada pelos pesquisadores da UFMA à Coordenação do PIBIC de forma impressa e devem estar em concordância com a resolução Normativa Nº 017/2006-CNPq e com as condições estabelecidas no presente Edital, cuja vigência será de 01 de agosto a 30 de setembro de 2009, obedecendo aos seguintes requisitos e condições:
1. OBJETIVOS
O Programa de iniciação científica é um programa destinado ao estudante, e visa, principalmente:
a) Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa.
b) Proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento de sua criatividade.
c) Preparar alunos para a pós-graduação, contribuindo de forma decisiva para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
d) Incrementar a articulação entre graduação e pós-graduação.
e) Estimular pesquisadores produtivos a engajar estudantes de graduação no processo de investigação científica otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da instituição.
f) Estimular o aumento da produção científica.
g) Ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de IC para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no vestibular.
http://www.ufma.br/editais/arquivos/pibic09.pdf
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
O TOURO
Coitado do touro, ruminante, ou bovino- quase burro de carga. Bom, mas à --->fábula...
Um caboclo tinha um touro que era o melhor da região. O touro era seu único patrimônio. Os fazendeiros descobriram que o tal touro era o melhor animal reprodutor e começaram a alugar o bicho para cobrir suas vacas. Era só colocar uma vaca perto dele e o touro não perdoava!!! O caboclo ganhando muuuuiiiiito dinheiro!!! Os fazendeiros se reuniram e decidiram comprar o touro. Chegaram na casa do caboclo e falaram: - Põe preço no seu bicho que vamos comprá-lo.O caboclo, aproveitando-se da situação, pediu um preço absurdo.Os fazendeiros não aceitaram a proposta e foram se queixar com o prefeito da cidade. Este, sensibilizado com o problema, comprou o animal com o dinheiro da Prefeitura, pagando uma fortuna, e o registrou como patrimônio da cidade.
Um caboclo tinha um touro que era o melhor da região. O touro era seu único patrimônio. Os fazendeiros descobriram que o tal touro era o melhor animal reprodutor e começaram a alugar o bicho para cobrir suas vacas. Era só colocar uma vaca perto dele e o touro não perdoava!!! O caboclo ganhando muuuuiiiiito dinheiro!!! Os fazendeiros se reuniram e decidiram comprar o touro. Chegaram na casa do caboclo e falaram: - Põe preço no seu bicho que vamos comprá-lo.O caboclo, aproveitando-se da situação, pediu um preço absurdo.Os fazendeiros não aceitaram a proposta e foram se queixar com o prefeito da cidade. Este, sensibilizado com o problema, comprou o animal com o dinheiro da Prefeitura, pagando uma fortuna, e o registrou como patrimônio da cidade.
Fizeram uma festa imensa na cidade...Os fazendeiros trouxeram suas vacas para o touro cobrir, tudo de graça!!! Veio a primeira vaca, o touro deu uma cheirada e nada...- Deve ser culpa da vaca - disse um fazendeiro. Ela é muito magra! Trouxeram outra vaca, uma holandesa, a mais bonita da região. O touro cheirou a vaca e... nada!!! O Prefeito, desesperado, chamou o caboclo e lhe perguntou o que estava acontecendo.- Não sei... - disse o caboclo - Ele nunca fez isso antes! -Deixa que eu vou conversar com o touro.E o caboclo, aproximando-se do bicho, perguntou: - O que há com você? Não tá mais a fim de trabalhar?E o touro, dando uma espreguiçada , respondeu:- Não enche o saco...Agora sou funcionário público!!!
Assinar:
Postagens (Atom)
